Muitas pessoas ainda estigmatizam quem sofre de depressão, minimizando a doença, afirmando que ter depressão é sinônimo de estar triste.

Por isso, é preciso deixar claro que a depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente, que precisa de um acompanhamento médico, tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.

Com o objetivo de falar sobre esta doença, o site Bored Panda fez uma seleção de 28 antes e depois de quartos de pessoas que sofrem de depressão, já que no auge da doença, estas pessoas não encontram forças para arrumar suas próprias casas.

1.

Mais uma vez, a depressão gera uma tristeza profunda, perda de interesse generalizado, falta de ânimo, de apetite, ausência de prazer e oscilações de humor que podem acabar em pensamentos suicidas. Portanto, não arrumar seus quartos está longe de ser uma questão de preguiça.

A doença atinge mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a estimativa é que 5,8% da população sofra de depressão.

2.

É importante que saibamos distinguir a tristeza patológica daquela transitória provocada por acontecimentos difíceis e desagradáveis, mas que são inerentes à vida de todas as pessoas, portanto é essencial que não julguemos o outro.

A depressão é uma doença incapacitante que pode ser provocada por uma disfunção bioquímica do cérebro, entre outras coisas.

Arrumar o quarto pode ser uma atividade simples e cotidiana para a maioria das pessoas, enquanto que para outras, é uma grande luta.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

21.

22.

23.

24.

25.

26.

27.

28.

Fonte: Hypeness / Bored Panda Fotos: Reprodução / Bored Panda