Você tem dúvidas disso?

 

Seguem abaixo as provas:

 

1 – A morte da mãe 

Na primeira cena que vemos, Bastian está triste devido à morte de sua mãe. Isso faz com que ele desenhe unicórnios na escola, obrigando que os educadores chamem o seu pai para uma conversa. Ele simplesmente diz que o garoto está velho o suficiente e precisa esquecer da mãe. 

 

2 – Bullying  

Se hoje em dia o bullying é um assunto polêmico, na época do filme, não era nem um pouco. Os garotos, além de atormentarem Bastian com provocações, também roubavam seu dinheiro, o jogavam na caçamba de lixo e, quando ele saía dos entulhos, os insultos continuavam.  

 

3 – Artax: o trauma de toda uma geração 

Quando Bastian começa a ler o livro “História Sem Fim”, realmente entramos no mundo de Fantasia. O herói que tenta conter o mal de Atreyu, mas devido a um trauma, pula fora da tela através da morte do cavalo Artax no Pântano da Tristeza. 

 

4 – O Comedor de Pedras  

Em sua busca, Atreyu encontra diversos amigos, como o Comedor de Pedra. Este amigo, que tem um coração de ouro, também está conformado com a morte! Segundo ele, nos tempos áureos, sua única preocupação era escolher as melhores rochas para comer. Porém, agora tudo mudou, e a única função na vida do Comedor de Pedra é esperar o Nada chegar. Essa ideia é deprimente e foge do discurso motivacional esperado por nós! 

 

5 – O vilão não existe 

Estamos acostumados com uma personificação de vilão, ou seja, um monstro ou uma bruxa. Mas em “A História Sem Fim”, a preocupação dos personagens é com o Nada. Ele nada mais é do que um vilão existencial, já que Fantasia pode acabar. 

 

6 – Metalinguagem 

No final do filme percebemos que a história nada mais é do que um livro que Atreyu está lendo. Mas também percebemos que a história precisa das ações de seu leitor, que dão um novo nome para a Imperatriz Menina e salvam a famosa Fantasia. Entretanto, tudo que ocorre na vida do herói pode ter surgido da mente de Bastian, que não superou a morte da mãe. No decorrer do filme percebemos que fazemos parte da história, já que o principal motivo pelo qual Fantasia está desaparecendo é o fato de que não estamos mais vivendo nesse universo.  

 

7 – Vingança 

Em “A História Sem Fim”, Bastian passa a ter desejos infinitos. Ele poderia pedir a mãe de volta ou um pai mais compreensivo, mas ele quer que Falkor, o dragão, venha para o mundo real e se vingue das crianças que praticavam bullying com ele.  

[ Dorkly ] [ Fotos: Reprodução / Dorkly ]