O Titanic será sempre um mistério. O grande navio que ficou mundialmente conhecido após Leonardo DiCaprio e Kate Winslet interpretarem o casal Jack e Rose ainda intriga muitas pessoas. Mas você sabe como o navio foi encontrado? Em 1984, o oceanógrafo americano Robert Ballard, conhecido por seu trabalho de arqueologia subaquática, foi financiado pela Marinha norte-americana por três semanas para achar o velho navio. A primeira expedição não obteve sucesso, e Ballard teve de voltar para casa.

 

Em 24 de agosto de 1985, Ballard retornou a suas pesquisas. Ele teria apenas 12 dias para achar o Titanic, e seu submarino voltou às expedições no dia seguinte. No dia primeiro de setembro de 1985, apareceu então algo suspeito: uma caldeira.

A equipe ficou muito animada, e as esperanças foram renovadas. O submarino, equipado adequadamente, foi projetado para digitalizar a área em busca do navio, que estava 13.000 pés abaixo da superfície. O submarino pôde fotografar o navio.

Já em 13 de julho de 1986, Ballard retornou ao local, em outra expedição. Desta vez, puderam analisar melhor o navio, de modo que foi constatado que as âncoras continuavam em seu lugar, e o chão de madeira estava destruído. A proa do navio estava intacta.

Ainda puderam visitar a cabine do capitão Smith em destroços. Muitos pesquisadores acham que o Titanic deveria ser retirado de lá, mas Ballard discorda, em memória das pessoas que afundaram com o grande navio.

 

[ Titanicandco ] [ Fotos: Reprodução / Titanicandco ]