A Adobe lançou um novo aplicativo que pode tirar fotografias de documentos em papel e transformá-los em PDFs no seu celular, sem necessidade de um scanner. O app é gratuito e usa o que a Adobe chama de “tecnologia avançada de processamento de imagem” alimentada pelo Sensei, o braço de inteligência artificial e aprendizagem de máquina da companhia. 

 

O Adobe Scan não é o primeiro aplicativo de digitalização de documentos – TurboScan e CamScanner existem há anos. A diferença, segundo a empresa, é o elemento de aprendizado de máquina incorporado ao seu app. Além disso, ele tem o benefício adicional de se conectar diretamente a serviços preexistentes da Adobe. 

 

Como funciona 

Uma vez que seu documento é digitalizado, o aplicativo transforma a imagem em texto digital pesquisável.  Você pode destacá-lo, anotá-lo e editá-lo, bem como carregá-lo para o Adobe Document Cloud para que possa acessá-lo em uma área de trabalho de um laptop, por exemplo. No entanto, para poder mexer no PDF usando o seu smartphone, é preciso baixar o aplicativo Adobe Acrobat, que também é gratuito. 

Confira um vídeo do Adobe Scan em ação: 

Faça o download do app para dispositivos Android ou iOS

 

Teste 

Eu já usava o CamScanner, e considerava o aplicativo muito útil. Baixei o Adobe Scan para fazer uma comparação, e gostei bastante também. O Adobe Scan digitaliza os documentos automaticamente, identificando e cortando exatamente a página que você deseja. Fiz o teste com a capa do livro “Cem Anos de Solidão”, do García Marquez, que estou lendo no momento: 

 

Você também pode selecionar manualmente o que quer escanear. O CamScanner faz igualmente uma pré-seleção do documento, permitindo que você escolha manualmente o que quer digitalizar, mas não inicia o processo sozinho. Ambos permitem que você salve o PDF e o compartilhe via e-mail ou outras plataformas, mas o Adobe Scan faz a ligação com o Document Cloud e com o Acrobat também – o que permite sua edição. A qualidade do PDF é muito boa. 

 

PhotoScan 

O Adobe Scan é semelhante a um aplicativo que o Google lançou em novembro do ano passado, chamado PhotoScan. Esse app digitaliza fotos físicas, removendo o brilho. As imagens são então carregadas na sua biblioteca Google para que você possa acessá-las no celular e na área de trabalho. Enquanto os aplicativos fazem coisas ligeiramente diferentes, eles têm o mesmo objetivo: garantir que você nunca mais precise de um scanner.  

BusinessInsider via HypeScience ] [ Fotos: Reprodução / HypeScience ]