Em tempos de crise e greves, que consequentemente afetaram a distribuição de alimentos e insumos no país, é essencial que aprendamos maneiras alternativas de sobreviver. 

Neste caso, considerando a escassez de gás, e para quem não tem meios de usar a eletricidade como equivalente, que tal aprender a cozinhar de uma forma bem simples e usando apenas latas de refrigerante?

O truque, que foi apresentado por meio vídeo pelo canal Leonardo, no YouTube, pede os seguintes materiais:

2 latas de refrigerante

1 lápis (opcional)

1 martelo

1 objeto pontiagudo para furar a lata (ex.: prego)

1 tesoura

1 moeda

Álcool etílico

1 Pedaço de papel alumínio

1 Pegador

Primeiro, corte uma das latas ao meio, aparando-a para que não fique com muita profundidade. Em seguida, vire-a e com a ajuda do lápis, marque o meio exato do diâmetro. Depois, faça o furo.

Uma vez furado o centro, faça mais quatro furos ao redor do furo principal e outros ao redor da parte superior, como se fosse a “boca” de um fogão convencional.

Pegue a segunda lata e faça o mesmo corte. No entanto, ao invés de furá-la, marque-a de forma que o diâmetro seja menor. A ideia é encaixar a parte recém furada com a nova base. Use o martelo para que fiquem bem firmes.

Agora, para que tenhamos o fogo, encha meio copo daqueles de dose (shot) com álcool etílico e coloque através dos pequenos furos feitos na primeira lata. Essa quantidade é ideal para cozinhar por pelo menos 15 minutos.

Corte um pedaço de alumínio e molde-o como se fosse um copo. Em seguida, aplique uma pequena quantidade de álcool dentro. Depois, basta jogar um fósforo dentro do alumínio e esperar a chama subir.

Agora, com a ajuda de um pegador (essencial pois a lata ficará muito quente) pegue a lata recém-criada e, antes de colocá-la sobre o fogo, tampe os furinhos do meio com uma moeda.

Feito isso, segure a lata na chama até o fogo acender. Você notará que ele ficará com a aparência de uma boca de fogão.

Você pode usar uma grelha para apoiar a panela ou construir uma base com arames para a mesma finalidade. Confira o passo a passo sendo feito no vídeo abaixo:

Via: Cura pela natureza Imagens: Reprodução / Cura pela Natureza