Por que escolher uma cor para o seu cabelo quando você pode ter diferentes cores em diferentes ambientes? Uma empresa do Reino Unido que mistura ciência com design é especialista em objetos que mudam de cor em diferentes temperaturas. Os produtos mais comuns da empresa são roupas, carteiras e bolsas que revelam cores e estampas diferentes em determinadas situações.

 

A última novidade da empresa, porém, é uma tinta de cabelo que muda de cor. 

 

Esta tinta se chama Fire, e traz a possibilidade de quem a usa ter cabelo ruivo em ambientes externos e de uma cor natural em ambientes internos, ou então azul no calor e loiro no frio, e até que mude de cor quando os fios são escovados. Isso acontece quando as moléculas de carbono da tinta alteram sua absorção da luz quando são submetidas a diferenças de temperatura, produzindo cores diferentes.

Este processo é chamado de termorregulação. Acima de uma certa temperatura, uma das moléculas da ligação de carbono é mais estável que a outra, então a reação produz uma molécula com uma pequena diferença de absorção da luz, criando uma cor diferente. “O mundo está cheio de mágicas escondidas. Nós o convidamos a ver o invisível”, diz o site da empresa que criou a tintura.

 

Lauren Bowker, a pessoa que está por trás da novidade e que é conhecida como “A Alquimista”, diz que a tinta é segura para a saúde, sem causar estrados para o couro cabeludo e fios de cabelo. Segundo ela, a tinta é tão segura quando as marcas comuns encontradas em qualquer farmácia ou mercado. 

 

A tinta Fire ainda deve passar por mais testes antes de ser disponibilizada para venda, mas já foi apresentada ao público na Semana da Moda de Londres no último dia 16 de fevereiro. 

 [ Engadget via HypeScience ] [ Foto: Reprodução / HypeScience ]