Resultados de um pequeno estudo estadunidense sugerem que dormir com os animais de estimação melhora a qualidade do sono, fazendo o dono sentir-se mais seguro, aumentando a tranquilidade noturna.

 

A pesquisa, realizada pelo Centro de Medicina do Sono na Clínica Mayo, nos EUA, é um dos primeiros projetos a observar o impacto dos animais sobre o sono.

 

Como parte da pesquisa, os pesquisadores fizeram perguntas amplas a 150 pessoas sobre seus hábitos de sono, descobrindo que 49% delas tinham animais de estimação.

 

Deste grupo, mais da metade dos animais de estimação dormiam com os seus proprietários. “Muitos donos de animais de estimação os tratam como membros da família, desejando incorporá-los aos mais diversos aspectos de sua vida. Como os seres humanos gastam considerável tempo dormindo, o desejo do proprietário de um animal de estimação por ter animais por perto à noite é compreensível”, escreveram os pesquisadores.

 

Embora 20% dos donos disseram que animais de estimação no quarto eram prejudiciais para o sono, 41% alegaram que isso era realmente benéfico, ou pelo menos não teve impacto algum sobre seu descanso. Uma participante solteira de 64 anos afirmou que se sentia mais segura quando sua pequena cadela dormia perto de seus pés, e uma mulher de 50 anos descreveu que seu gato dormindo em seu peito era como um “calmante”.

 

Dos 20% que achavam o hábito ruim, as queixas principais envolviam o barulho dos passos dos animais no quarto, ronco e choro. “Uma única mulher, de 51 anos de idade, mantinha um papagaio em seu quarto que, constantemente, cantava às 6h”, relataram os pesquisadores.

 

O estudo surgiu após 10% dos donos de animais que apareceram no centro de sono da Mayo Clinic, em 2013, terem responsabilizado seus animais de estimação pelos seus problemas de sono, pelo menos em parte. Há um aumento de 1%, de 2002 até o presente.

 

Ainda assim, existem algumas grandes limitações, como o pequeno tamanho da amostra, com apenas 74 donos de animais pesquisados, e como todo o estudo é baseado no autorrelato da qualidade do sono, não é totalmente confiável. Por exemplo, algumas pessoas muitas vezes pensam dormir bem, mas as suas fases de sono profundo podem ser perturbadas durante toda a noite. Há também uma série de variáveis ​​que não foram controladas, como distúrbios do sono preexistentes, ou problemas de saúde.

 

Porém, levando em conta que a presença de animais de estimação no quarto está ficando cada vez mais comum, é uma área interessante para pesquisas futuras. A pesquisa foi publicada na Mayo Clinical Proceedings.

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução / Dog Time ]