Um jovem de 29 anos da província de Hubei, na China, que nasceu com paralisia cerebral está agora prestes a estudar Direito em Harvard, tudo isso graças ao trabalho duro, fé e determinação de sua mãe. 

 

Em 2011, Ding Zheng se formou na Universidade de Pequim, e antes de ser admitido para a Ivy League (Grupo das oito universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos) passou por muitos desafios. Zou Hongyan relata que em 1988, médicos sugeriram que seria melhor ela não prosseguir com sua gravidez, explicando que o bebê tinha uma complicação e provavelmente iria sufocar até a morte antes mesmo do nascimento.  

Na época, o marido de Zou concordou com os médicos e falou que não iria criar a criança. Mas Zou se recusou a desistir do filho: ela se divorciou de seu marido logo após Ding nascer e começou a criá-lo sozinha. Na função de “pãe”, Zou assumiu vários empregos para criar “Ding Ding” como ela o chama. Ela dedicava seu tempo livre a desenvolver o filho. Como a paralisia mental tem efeito maior sobre a mente, ela organizava exercícios motores para Ding fazer, assim seus problemas de coordenação e movimento não se agravaram tanto. 

Por conta de suas diferenças Ding era mais lento que a maioria das crianças de sua idade e só aprendeu a se levantar quando tinha 2 anos de idade. Com 3 anos ele aprendeu a andar, quando tinha 6 aprendeu a pular e, a cada passo concluído, Zou estava lá, sempre orgulhosa de seus esforços. Todo dia depois do trabalho, Zou levava seu filho ao hospital para sessões diárias de terapia, onde aprendeu algumas massagens que relaxavam os músculos tensos de Ding. 

Zou também relatou que sempre que Ding tinha que enfrentar desafios, ela o encorajava – como comer com hashis – para lembrá-lo de que ele não era diferente do resto das crianças. Agora matriculado em Harvard, Ding agradece à sua mãe por todo o esforço. “Eu nunca teria ido para Harvard se não fosse pela minha mãe. Agora estou alegre por tudo isso, e ela sempre está me guiando”, disse ele.

[ Shangaiist ] [ Fotos: Reprodução / Shangaiist ]