Talvez você tenha recebido alguma mensagem sobre isso, ou percebido que as pessoas estão postando corações vermelhos na rede social Facebook. É uma espécie de “jogo” para espalhar a consciência sobre o câncer da mama. 

 

Por mais bonito que o gesto seja, informação de verdade é o que mais pode conscientizar as pessoas sobre os perigos desta doença. Uma sobrevivente do câncer de mama, Erin Smith Chieze, decidiu ajudar mulheres do mundo todo a combater a condição de uma maneira diferente.

 

 “Alguém uma vez postou uma foto no Facebook de como o câncer de mama podia se parecer. Não sentir, mas parecer. Em dezembro de 2015, quando vi um ‘recuo’ que parecia uma indentação como daquela foto, eu imediatamente soube que tinha câncer de mama”, escreveu Erin na sua página pessoal.

Logo, ela decidiu compartilhar com outras pessoas uma imagem com limões representando diferentes sintomas do câncer de mama, tais como nódulos, ondulações, indentações e muito mais. “Precisamos dar informações REAIS, não corações bonitos”, completou.

 

Confira abaixo como o câncer de mama pode se parecer:

Da esquerda para a direita, da margem superior a inferior, a legenda diz: massa dura; indentação (“recuo”); erosões na pele; vermelhidão ou ardor; novo fluido; ondulações; inchaços; veia crescente; mamilo retraído; novo formato/tamanho; pele com textura de casca de laranja; caroços invisíveis.

A imagem abaixo explica como um caroço cancerígeno se parece ao toque. Os linfonodos são como feijões macios e os lóbulos de leite são como ervilhas macias, enquanto um caroço perigoso é duro como uma semente de limão.

Caso você desconfie que está com algum sintoma de câncer de mama, procure um médico.

[ BoredPanda via HypeScience ] [ Foto: Reprodução / BoredPanda ]