Carne de porco é, sem dúvida deliciosa, mas será que um queijo feito com leite de porca seria bom?

Uma fazenda de família, na Holanda, produziu o primeiro queijo do mundo feito a partir de leite de porca. Eles estão vendendo-o por cerca de R$ 8.443 por quilo, mais caro do que o queijo de leite de burra de Balkan.

Erik Stenink, criador de porcos e dono do Palácio Piggy é o cérebro por trás do queijo de leite de porca. Ele decidiu fazer isso porque estava curioso, sabendo que o leite de porca é mais rico em proteínas do que o leite de vaca.

Mas ordenhar porcas é um processo bastante trabalhoso, então ele só conseguiu produzir meio quilo de queijo. Uma parte foi vendida para um comprador anônimo, na semana passada, e os recursos foram doados para uma caridade de câncer infantil.

“É um produto que nunca foi feito antes e muitas pessoas estão interessadas ​​nele. Recentemente, tentamos ordenhar as porcas. Estamos muito felizes com tudo e se alguém pagar, podemos fazer um quilo, mas é muito intensivo sem um pedido”, disse Erik.

A primeira tentativa de fazer queijo de leite de porca foi um fracasso. Nosso fabricante de queijo local estava nos ajudando e não sabíamos como fazer isso, perdendo muitas horas.

Porcas produzem menos leite em comparação a vacas: a cada duas horas elas liberam o leite por cerca de 30 segundos. Tem que ser rápido. Se você quiser coletar dez litros, é necessário esperar pelo menos 40 horas”, relatou.

Com o fracasso da primeira tentativa, da segunda vez, eles criaram uma mistura de dois litros de leite de porca e oito litros de leite de vaca. “Felizmente funcionou e conseguimos fazer cerca de meio quilo de queijo de porca.

Cerca de 250g foram para os membros da equipe no Palácio Piggy e para os visitantes. Havia um homem, da loja de queijos mais vendidos na Holanda, que provou isso. Ele é um pouco salgado, um pouco áspero, como queijo caseiro, e é um pouco leitoso. Foi assim que ele descreveu. Nós pensamos que é bastante singular”, disse.

“Se você prová-lo com os olhos fechados, existem diferenças distintas com queijo semiamadurecido. Nós pensamos que é um pouco mais salgado e mais cremoso. Ele dissipa-se rapidamente em sua língua e é granulado”, acrescentou. “Nós não achamos que será um grande sucesso, mas nunca se sabe. Eu considero que ele seja nada mais do que um produto peculiar”, concluiu

O Palácio Piggy é uma fazenda familiar e se orgulha por criar porcos felizes e confortáveis. Os 22 suínos são verdadeiramente mimados com muita lama e uma área de diversão com um escorregador e um trampolim. Cerca de 2.000 pessoas visitam o local anualmente, e mais turistas são esperados por conta do novo queijo.

Via: VICE Imagem: Reprodução / Palácio dos Porcos