Desesperado para se livrar da compulsão alimentar, um australiano está fazendo uma dieta apenas com batatas que irá durar um ano inteiro. Até agora, ele afirma que a dieta o ajudou a perder 10kg em apenas um mês. Ele está tão empolgado com os resultados que pretende continuar comendo batatas até o final deste ano.

 

Andrew Taylor, de 36 anos, estava em seu auge de gordura no dia 1 de janeiro, pesando 151kg. Foi aí que decidiu tomar uma atitude. “Eu queria mudar minha alimentação para que meus hábitos não continuassem controlando minha vida. Quando você tem um vício, como em drogas ou em álcool, a melhor coisa a fazer é parar de usar drogas ou parar de tomar álcool. Você não pode fazer isso com os alimentos. Então eu pensei, o que mais eu posso fazer? Talvez eu possa escolher um tipo específico de comida”, relatou ele.

comer-batata-por-um-ano_01

Taylor acabou escolhendo as batatas como seu único alimento, pois, segundo ele, são altamente incompreendidas. “Muitas pessoas, no passado, não tinham nada além de batatas, para comer. As pessoas tendem a pensar nelas como calóricas, mas eu pretendo mostrar que as batatas são alimentos saudáveis”, disse ele.

Assim, desde o mês passado, ele come batatas assadas, cozidas e no vapor, e experimenta pratos estranhos, como panquecas de batata. Ele também incluiu a batata-doce em sua dieta, e às vezes usa algum leite vegetal para dar sabor. Porém, ele nunca cozinha com óleo. Ele afirma conseguir 99% de sua exigência de calorias diárias das batatas, e o resto com tempero. Ele carrega as batatas em todos os lugares para fazer um lanche sempre que estiver com fome.

comer-batata-por-um-ano_02

Além de perder peso, Taylor acredita que comer as batatas o ajudou a curar alguns de seus hábitos alimentares do passado. Agora, ele compartilha sua história em uma página, no Facebook, como uma espécie de agenda. Ele também pratica exercícios físicos, para ter resultados melhores.

Especialistas em nutrição, no entanto, não concordam com a dieta das batatas de Taylor, mesmo afirmando que elas são nutritivas. “Além de carboidratos, elas contêm boas quantidades de vitaminas e minerais importantes, como potássio, vitaminas do complexo B, vitamina C e fibras”, disse a nutricionista Fiona Hunter. Porém, ela alerta que sua dieta pode ser deficiente em nutrientes essenciais, como proteínas, ácidos graxos e cálcio. “O que esta experiência mostra é que as batatas ainda podem fazer parte de uma dieta de perda de peso, mas comer apenas batatas não é uma maneira saudável de emagrecer”, completou ela.

 

 

Segundo Charlene Grosse, porta-voz da Associação de Nutricionistas da Austrália, a solução é paliativa e o vegetal escolhido não é uma boa fonte de proteína. “Para ser capaz de mudar a sua mentalidade quando se trata de comida, você tem que estar pronto para obter apoio e orientação através de profissionais de saúde. Se alguém tem um vício, você não pode simplesmente desligá-lo, recorrendo a um único alimento”, explicou.

 

Embora seu experimento tenha funcionado bem, até agora, o próprio Taylor não recomenda que qualquer outra pessoa tente antes de descobrir os resultados que ele conseguirá. “Eu não tenho nada para vender e não estou tentando promover nada. Sou eu, experimentando algo por mim mesmo para ver se posso me ajudar desta forma”, concluiu o rapaz.

Telegraph / News.com.au ] [ Foto: Divulgação ]