Um indiano pode ter entrado para a história como o primeiro óbito devido a um meteorito.

 

É uma das mortes mais improváveis. O governo local diz que um meteorito acertou o campus da Bharathidasan Engineering College no último sábado, matando uma pessoa. Seria a primeira vez que uma pessoa foi morta por uma pedra caindo do espaço, isto é, se os cientistas confirmarem que realmente foi um meteorito.

 

O homem, um funcionário da Faculdade de Engenharia de Bharathidasan, foi a um tanque de água para buscar bebida pouco depois da meia-noite, quando o meteorito o atingiu. O impacto causou uma explosão forte a ponto de estourar vidros das janelas e de para-brisas de ônibus estacionados nas proximidades, além, é claro, de danificar o tanque de água.

 

Um esquadrão antibombas foi imediatamente chamado para investigar a cena, mas explosivos foram descartados e não há substâncias voláteis encontradas nas proximidades.

 

As publicações relatam o comunicado de Jayalalithaa Jayaram, ministra-chefe do estado de Tamil Nadu, que possui mais de 70 milhões de habitantes, citando um acidente com o meteorito na universidade na vila de K Pantharappalli, no distrito de Vellore.

meteorito-atingiu-indiano
Foto: Reprodução / The Hindu

“Nós podemos descartar a possibilidade de qualquer ataque terrorista ou de sabotagem. Nenhum ingrediente pertencente a qualquer tipo de explosivo foi encontrado no local. Nós suspeitamos que seja uma queda de meteorito”, disse um oficial da polícia.

 

Dado o elevado número de rochas espaciais em torno do nosso planeta, você pode pensar que as mortes por meteoritos sejam ocorrências mais costumeiras. Todavia, a atmosfera da Terra queima a maioria deles antes mesmo de impactarem no solo. As chances de um realmente acertar uma pessoa são extremamente raras. Dito isto, há relatos de explosões de queda dos meteoritos terem ferido um considerável número de pessoas antes, um exemplo recente foi o meteoro Chelyabinsk, na Rússia, em 2013, que feriu centenas de pessoas quando explodiu no céu sobre uma área povoada.

 

Mas, até hoje, nunca houve uma confirmação de morte causada por meteoritos, apesar de casos similares serem razoavelmente comuns. As pedras já atingiram casas e acertaram pessoas enquanto dormiam, mas nunca houve mortes com o impacto.

 

À exceção deste homem indiano, a única morte por meteorito registrada na história foi a de um cão em 1911, depois de um meteorito marciano chamado Nakhla atingi-lo e vaporizá-lo.

 

Os impactos de rochas espaciais são suspeitos de várias extinções em massa ao longo da história. Talvez o mais notável seja o asteroide que pode ter dizimado os dinossauros. Mesmo que tais eventos sejam raros, quando acontecem, podem causar um nível de destruição muito alto no planeta.

[ Foto: Reprodução /  H. Raab / Wiki Commons ]