Melanie Gaydos, de 27 anos, é uma modelo que nasceu com displasia ectodérmica, uma doença genética rara que afeta o crescimento de dentes, poros, cartilagens, unhas e até mesmo de pequenos ossos. A condição deixou a garota careca e sem dentes, quando adulta.

 

A norte-americana, de Connecticut, abraçou sua condição e resolveu entrar para o mercado da moda, com objetivo de lidar com os comentários negativos. Ela, inclusive, não pretende usar próteses dentárias, mesmo estando sem dente algum em sua boca.

Melanie-Gaydos

Melanie também tem uma paleta de fissura bilateral e alopecia, que inibe o crescimento natural de pelos no corpo, além dos cabelos. A alopecia comprometeu o crescimento dos cílios, danificando suas córneas, resultando na cegueira parcial.

 

Depois de passar anos lidando com os sintomas da sua condição, ela até chegou a ganhar próteses dentárias, aos 26 anos, mas usou apenas por oito meses, por preferir assumir sua aparência como ela realmente era.

Melanie-Gaydos-01

Ela estudou no Pratt Institute, em Nova York, e depois que começou a se concentrar em autorretratos, aprendeu a descobrir e abraçar sua beleza única. “Eu acho que ajuda outras pessoas a me verem de uma maneira diferente“, explicou ela. Um namorado que a convenceu a tentar ser modelo. Melanie lembrou: “Ele me ajudou a entender que quase ninguém se parece comigo, que havia potencial para minha aparência”.

 

Ela começou a responder anúncios à procura de modelos “originais”, e logo construiu uma pequena carreira. Quando perguntada se ela tem algum sentimento de tristeza sobre seu transtorno, Melanie disse:

Melanie-Gaydos-02

Não me incomoda e nunca incomodou. Se já aconteceu, é porque as pessoas falavam que eu deveria ficar chateada. As pessoas costumavam me perguntar como eu comia sem dentes. Eu respondia que pessoas sem pernas correm maratonas. É tudo uma questão de percepção”.

 

O que é displasia ectodérmica?

A doença é caracterizada por um conjunto de defeitos que ocorre ainda na embriogênese de um ou mais tecidos que dão origem a ectoderma (folheto embrionário mais externo que dará origem a pele, o sistema nervoso, órgãos do sentido, …).

 

Como a ectoderma na fase embrionária dará origem a pele e seus anexos, ocorrem diversos problemas nos pelos, nas unhas, cabelos, poros, etc. Esta mesma camada dará origem aos órgãos do sentido, o que inclui a retina, daí o motivo de problemas na visão, além de uma série de limitações que pode causar transtornos significativos na vida cotidiana de seus portadores.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Instagram @melaniegaydos ]