Rodas omnidirecionais já não são novidades no mercado, sendo usadas principalmente em veículos industriais, como empilhadeiras.

 

No entanto, um inventor britânico, William Liddiard, criou um conjunto especial desse tipo de rodas, que quando colocadas em carros convencionais, permite-lhes movimentos em qualquer direção, giros de 360 graus e ainda deslizar em um paralelo com facilidade.

Ao contrário do que as outras rodas, as minhas não exigem que o veículo seja construído em torno delas”, escreveu Liddiard em um vídeo no YouTube, onde mostra o funcionamento de sua invenção em um carro da Toyota. “Eles ficam mais fortes, mais rápidos e com uma melhor precisão de controle”. Os pneus podem ter as mesmas características de construção dos convencionais e permitem que você dirija em todas as direções.

Enquanto as Liddiard Wheels mostradas no vídeo são apenas protótipos, elas parecem funcionar conforme descrito pelo inventor. O carro pode ser visto girando em seu próprio eixo e deslizando de um lado para o outro sob o poder de quase 10.900 quilos de torque.

 

Agora, o inventor espera que o poder das redes sociais possa ajudá-lo a seguir em frente com sua invenção, talvez chamando alguma empresa que esteja disposta a financiar sua ideia e a levá-la para o mercado, conforme reportado pelo Oddity Central.

 

Confira o vídeo:

[ Oddity Central ] [ Fotos: Reprodução / Oddity Central ]