Você tem tatuagem? Hoje em dia, é muito comum ver pessoas que tenham uma. Com algum significado emocional e desenho bonito, elas ficam marcadas para sempre no corpo. Mas como a pele fica por dentro? E por que a tatuagem não sai de nossa pele?

 

A tatuagem é um processo de pigmentação das camadas mais profundas da pele através da aplicação por agulha, que altera parte da derme, camada mais profunda de nossa pele, onde ficam vasos sanguíneos e nervos.

Na imagem feita pela examinadora forense Marianne Hamel, é possível identificar na ponta da direita, a camada superficial da pele, a queratina, em roxo.

Já na outra ponta, bem rosada, é possível ver a derme. Os pontinhos vermelhos próximos à camada rosada é onde fica a coloração das tatuagens. O corpo reage com um processo inflamatório, e macrófagos tentam limpar o local e a inflamação. O que sobra são os fibroblastos, que formam a tatuagem, mantendo-a permanentemente.

Já essa pigmentação é quase impossível de remover, e o processo para retirá-la com laser é muito complexo, pois os raios têm de quebrar os fibroblastos em pedaços menores para que sejam absorvidos pelo corpo, apagando a tatuagem.

 

[ R7 ] [ Fotos: Reprodução / R7 / Globo.com]