Quando a fotógrafa Haley Morris-Cafiero decidiu tirar fotos de si mesma em ambientes que a deixavam desconfortável, ela não esperava encontrar outro projeto que lhe desse fama mundial.

“Wait Watchers” (Vigilantes do Peso, em inglês), é uma experiência social em uma forma de série de fotos coletadas para um livro que captura a forma como os transeuntes reagem às pessoas com excesso de peso que vêem na rua.

Em 2010, depois de tirar um autorretrato na Times Square, a fotógrafa percebeu que um homem atrás estava olhando para ela fixamente em vez de posar para sua própria foto. Era óbvio que ele realmente estava julgando sua aparência, através de suas expressões. 

Eu ouvi as pessoas fazer comentários sobre o meu peso, mas nunca pensei que seria capaz de capturar isso”, ​​Morris-Cafiero.

Então, a fotógrafa montou uma câmera com um tripé em qualquer lugar público que achasse interessante e registrou fotos de si mesma fazendo coisas normais, como conversar ao telefone ou comer sorvete.

Ela nunca se vestiu de maneira extravagante porque não queria que suas roupas atraíssem a atenção.

Depois de publicar as fotos, Morris-Cafiero recebeu muitos comentários encorajando-a a começar a se exercitar, a vestir-se melhor e talvez começar a usar maquiagem, para que as pessoas não a olhassem como estavam fazendo. 

Isso a inspirou ainda mais a continuar com sua série fotográfica, mas desta vez ela tentou fotografar as reações de estranhos quando ela fazia exatamente o que a internet sugeriu que ela fizesse. 

E enquanto a mulher tentava melhorar a si mesma para os outros, as reações eram ainda as mesmas.

A fotógrafa, que lutou com transtornos alimentares no passado e sofre de hipotiroidismo, afirma que não se importa com o que as pessoas pensam sobre ela e este projeto não é feito para fazer com que ninguém se sinta mal.

Eu não faço isso por raiva. Eu considero isso uma experiência social”.

Qual a sua opinião sobre este projeto? Comente logo abaixo! Mais informações sobre a série fotográfica, visite o site haleymorriscafiero.