Você já notou uma área de bolinhas vermelhas que causam coceira (ou não) em sua pele, e sempre quis saber o quera?

Este tipo de erupção cutânea parece com dezenas de pequenas “espinhas” agrupadas e às vezes é referido como pele de frango.

Se você notou esse problema antes e não tinha certeza do que é ou o que fazer, não se preocupe! Na verdade, é uma condição bastante comum e seu nome oficial é Queratose Pilar.  É uma condição que afeta principalmente os braços e as costas e também pode aparecer na parte de trás das coxas.

Existem formas mais raras de queratose que podem afetar as sobrancelhas, o rosto e às vezes até o couro cabeludo.

Em casos extremamente raros, a erupção cutânea pode cobrir todo o seu corpo. É um distúrbio genético da pele, então se isso acontecer com você, pode agradecer aos seus pais 🙂 . De acordo com especialistas, a queratose pilar ocorre quando há muita queratina no folículo capilar da pele.

A queratina é uma proteína e é geralmente encontrada na camada externa resistente da pele, fazendo com que a superfície engrosse.

Excesso de queratina bloqueia os folículos, deixando a pele dura e áspera que, por sua vez, amplia seus poros. É por isso que sua pele parece vermelha e irregular.

A queratose não é contagiosa, mas também não possui cura. Ela geralmente melhora à medida que a pessoa envelhece e algumas pessoas têm sorte de se livrar da queratose no momento em que chegam aos 25 anos.

Embora não haja cura, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar. Use produtos de limpeza livres de sabão, pois o sabão seca as células da pele e hidrate sua pele com frequência. Fora este cuidado, não existe mais nada que você pode fazer! 

Via Fique Sabendo  Fotos: Reprodução / Fique Sabendo