A maioria das pessoas tem medo de pegar raiva ou de acabar com um morcego preso no cabelo quando vê uma das criaturinhas dando rasantes ao entardecer.

Algumas pessoas que não sabem muito sobre o animal ainda acreditam que eles estão à procura de um pescoço para morder, e se arrepiam só de imaginar. A verdade é que apenas 3% das espécies de morcegos se alimentam de sangue e 0,5% carrega o vírus da raiva. Para quem tem medo dos morcegos-vampiros, aqueles com dieta hematofágica, a má notícia é que eles vivem justamente nas Américas, entre o México e Argentina, incluindo o Brasil.

A boa notícia é que entre as três espécies hematofágicas, apenas uma se alimenta do sangue de mamíferos, enquanto as outras se alimentam do sangue de aves. Suas vítimas são em maioria animais como bois e porcos, e eles são atacados quando estão dormindo, mas mordidas em humanos também acontecem, especialmente em crianças, idosos ou pessoas alcoolizadas. O rosto desses morcegos normalmente é achatado, com um focinho que lembra o de um porco.

 

Cerca de 70% dos morcegos são insetívoros, e vivem em todos os continentes exceto na Antártica. Já os morcegos que se alimentam de frutas ou néctar são também conhecidos como Megabats por causa do enorme tamanho. Eles vivem na Ásia, África e Oceania, e têm o focinho longo que lembra o de um cão. Confira imagens de morcegos frutíferos se deliciando com pedaços de frutas ou recebendo um bom cafuné dos cuidadores humanos:

 

 

Bored Panda via HypeScience ] [ Fotos: Reprodução / Bored Panda ]