De acordo com David Ogilvy, o pai da publicidade moderna, uma campanha publicitária deve ser impactante e inteligente, vendendo um produto sem chamar a atenção para si mesmo. Em outras palavras, ela deve ser boa e sutil.

O sutil, no entanto, tem uma longa história dentro da publicidade. De fato, ele serve para mascarar o duplo significado de um logotipo ou esconder mensagens subliminares dentro de anúncios.

Essas mensagens subliminares de fato estão presentes dentro da publicidade, embora deva-se considerar que em alguns casos são apenas fruto de pareidolia – um fenômeno onde nosso cérebro produz imagens que são semelhantes para nós e que já foi descrito anteriormente, como você pode ver, clicando neste link do Jornal Ciência.

Quer conhecer alguns exemplos? Confira a lista abaixo.

1 – O suposto “braço peludo” da Palmolive

O anúncio foi lançado junto à campanha “Quem pode resistir ao gentil toque de Palmolive” e, aparentemente, o braço que segura a moça tomando banho é de um homem.

2 – O “sexo” de Need for Speed

Se você olhar com cuidado a capa do jogo Need for Speed – Underground 2 poderá ver a palavra “sex” projetada nas luzes de um prédio.

3 – É isso que acontece quando você empilha duas latas de Pepsi

Em uma embalagem feita para uma edição especial do refrigerante, as pessoas descobriram que empilhando duas latas poderiam formar a palavra “sex”.

4 – Piratas do Caribe e a suposta homenagem ao Mickey

Não é segredo que a franquia Piratas do Caribe pertence à Disney. No entanto, o que pouca gente notou foi essa singela homenagem ao Mickey Mouse.

5 – O urso da Toblerone

Consegue ver ele escondido na montanha?

6 – A “pequena falha” da Coca-Cola

Neste anúncio vintage da marca, usado para promover a bebida da Austrália, é possível ver que além da curiosa frase “sinta as curvas”, duas formas estranhas podem ser vistas entre os gelos.

Se a forma passou ou não despercebida pelo designer, a verdade é que todo mundo viu. Quando a empresa descobriu sobre o “deslize”, demitiu e processou o funcionário responsável.

7 – Cerveja pegando todo mundo despercebido 

A menos que você seja bastante inocente, essa imagem de três garrafas verdes lhe parecerá algo conhecido. No entanto, se você olhar com atenção ou girar a imagem a história vai ser totalmente diferente.

Via: What Culture Imagens: Reprodução / What Culture1 / 2 / 3 / 4 / 5 /