A maioria das pessoas não sabe da importância que o cabelo pode representar na saúde do corpo.

 

Ele, inclusive, pode dar pistas sobre a saúde, em geral, sendo uma extensão do corpo. Com base na análise de especialistas, separamos quatro sinais que o cabelo pode apresentar para indicar que algo pode estar errado no organismo.

 

1 – Cabelo seco e sem volume

Se você já teve o cabelo espesso e brilhante, mas ele acabou tornando-se seco e sem volume, é preciso analisar o que pode ter sido a causa. Nadou muito em água com cloro? Pintou o cabelo recentemente?

 

Esses fatores, em conjunto com várias outras ações, podem fazer com que seu cabelo perca o brilho. Mas o cabelo sem volume e seco também pode ser um sinal de hipotireoidismo, ou seja, uma disfunção da glândula tireoide – a glândula deixa de produzir hormônios suficientes, fazendo com que seu metabolismo fique mais lento.

 

Outros sinais de hipotireoidismo podem ser: ganho súbito de peso, fadiga inexplicável e frio constante. Se você suspeitar de hipotireoidismo, converse com seu médico para que ele possa testar os níveis da sua tireoide. O tratamento envolve medicação para complementar os níveis hormonais.

 

2 – Caspa

Muitas pessoas têm caspa, que é facilmente tratada com um shampoo especial. Porém, se a sua caspa está começando a se transformar em manchas escamosas e espessas, isso pode ser um sinal de psoríase, uma doença autoimune que acelera o processo de renovação celular da pele.

 

Se você tem uma outra doença autoimune – como esclerose múltipla ou doença de Crohn -, tem mais chances de desenvolver psoríase, por isso é preciso ser especialmente cuidadoso nestes casos.

 

3 – Perda de cabelo

A pessoa média perde cerca de 100 cabelos por dia. Esta perda de cabelo é normal e não causa diminuição do cabelo. Porém, se ele começar a parecer marcadamente mais fino ou sair em grandes quantidades com o pente, pode um sinal de que algo está acontecendo. Algumas vezes, a perda de cabelo (alopecia) pode ser atribuída a um fator de estresse recente, tais como divórcio ou perda de emprego.

 

Em outros casos, a perda de cabelo também pode ser um sinal de hipotireoidismo ou um de um desequilíbrio hormonal relacionado à síndrome do ovário policístico. Como se não bastasse, existem alguns medicamentos – incluindo algumas pílulas anticoncepcionais e antidepressivos – que podem causar queda de cabelo como efeito colateral.

 

Por isso é importante falar com o médico sobre todos os sintomas. Se você suspeitar dos seus remédios, converse com seu médico sobre uma alternativa antes de interromper a medicação por completo.

 

4 – Cabelo quebradiço

Outro sinal de um problema mais grave poderia ser o cabelo seco e quebradiço. O cabelo é composto de uma proteína chamada queratina, e quando não há o consumo de uma quantidade aceitável da proteína em sua dieta, o cabelo pode ser enfraquecido.

 

Porém, isso também pode ser sinal de um problema de tireoide. Assim como acontece com os outros sinais, é preciso visitar um médico para certificar-se do problema. 

[ MNN ] [ Foto: Reprodução / Kanelstrand ]