Viagens de avião são bem caras. Em uma passagem, estão inclusos a manutenção do avião, limpeza, salário de pilotos, comissários de bordo e trabalhadores da companhia aérea, combustível e impostos. Imagina então quais são os gastos para quem deve fazer viagens constantemente, como um presidente? 

 

Apenas para manter um Boeing 747 durante 1 hora no ar, os gastos giram em torno de US$ 25 mil. Segundo o grupo Judicial Watch, o mesmo que vasou e-mail de Hillary Clinton, estimou que os gastos totais para o transporte do presidente norte-americano custam, por hora, US$ 142,3 mil, tendo por base, informações divulgadas pela Força Aérea Norte-Americana. 

Tais gastos se dão por conta da manutenção da aeronave, custos de combustível e tudo o que é consumível dentro da aeronave. O Boeing 747-200B, também conhecido como Força Aérea Um, teve os primeiros modelos desenhados pela ex-primeira-dama Nancy Reagan, enquanto seu marido governava o país. 

O avião conta com 371 metros quadrados divididos em três andares – mais espaço do que muitas pessoas têm para viver. Entre os cômodos, estão inclusos uma suíte com escritório e sala de conferência, setor médico, que também pode ser usado como sala de cirurgia, e uma cozinha capaz de servir 100 pessoas ao mesmo tempo.

 

Além disso, toda a comunicação e equipamentos possuem proteção contra ataques eletromagnéticos e capacidade de reabastecimento durante o voo. A proteção ainda pode tornar o avião em centro de comando móvel, caso o país seja atacado.

[ TecMundo ] [ Fotos: Reprodução / TecMundo ]