Uma leoa curiosa que estava passeando pela savana acabou pagando com sua vida depois de encontrar e incomodar um hipopótamo. O vídeo feito perto da reserva de animais selvagens Maasai Mara, no Quênia mostra que, ao passear pela grama alta da savana, a leoa encontra um hipopótamo dormindo.

 

Provavelmente curiosa sobre o corpo imóvel do grande animal, a leoa cheira a parte traseira do hipopótamo, o que o assusta, fazendo com que ele fique de pé e persiga o felino, erguendo o grande gato com a boca.

Ela parece estar simplesmente curiosa, cheirando o hipopótamo”, diz Kathleen Alexander, professora da Universidade Virgina Tech, nos EUA, que estudou leões africanos.

 

Embora possa inicialmente parecer que ele morde a leoa na cabeça, Alexander observa que o felino está mordendo e pendurado no lábio do hipopótamo usando seus dentes e garras.

 “Se o hipopótamo realmente tivesse pegado a leoa pela cabeça, é improvável que ela tivesse sobrevivido”, explicou Alexander – na verdade, de acordo com Will Brookes, a pessoa que fez o vídeo, a leoa mais tarde foi encontrada morrendo, sangrando pela boca, provavelmente por causa de lesões internas que sofreu com a interação.

 

Os hipopótamos têm maxilares incrivelmente poderosos que foram medidos com uma força de mais de 450 kg por polegada quadrada. Muitas vezes vistos submersos em lagos e rios, os hipopótamos podem parecer animais sossegados, mas eles são um dos animais mais agressivos da Terra. Eles podem partir uma canoa pela metade com uma mordida, e matam mais pessoas na África a cada ano do que qualquer doença, com exceção da malária.

 

Eles tendem a ser mais territoriais na água, mas são rápidos em responder às potenciais ameaças na terra também.

[ National Geographic via HypeScience ] [ Fotos: Reprodução / National Geographic ]