Quantas vezes você, deitado e extremamente cansado, perdeu uma ótima noite de sono pelo zumbido de um mosquito aqui e uma picada ali? E quantas vezes você voltou de uma viagem à praia cheio de marcas vermelhas que não paravam de coçar, enquanto outra pessoa continuou com sua pele intacta? Será que só você é o alvo dos mosquitos?

 

Bom, para a última pergunta, a resposta é sim, você pode ser o alvo favorito deles, sendo o escolhido a cada dez pessoas. O motivo? Sua alimentação e seu tipo sanguíneo. E não pense que seu sangue é um banquete delicioso. As fêmeas não picam para se alimentar, e sim para produzir óvulos mais férteis.

Segundo um estudo feito em 1972 por duas cientistas britânicas, foi constatado que as pessoas com tipo sanguíneo O são os alvos preferidos do mosquito, tendo essa constatação reafirmada por pesquisadores japoneses em 2004.

Na mesma pesquisa dos japoneses, foi constatado também que as pessoas que secretavam açúcar na pele – fato muito comum entre pessoas com colesterol alto e consumidores de esteroides.

A produção alta de ácido úrico e dióxido de carbono (secreção comum em mulheres grávidas) também atrai mais os mosquitos.

Os japoneses também fizeram um estudo em 2002 que constatou que os consumidores de cerveja também são alvos atraentes, já que a bebida torna o sangue mais adocicado.

[ UltraCurioso ] [  Fotos: Reprodução / UltraCurioso]