Você já se sentiu observado sem ter ninguém por perto ou teve aquela sensação de frio na espinha sem nenhuma explicação? 

 

A parapsicologia acredita que essas sensações inexplicáveis podem ser devido à presença sobrenatural pois algumas assombrações podem ser detectadas através de ondas sonoras quando não se manifestam por aparições. Uma pesquisa publicada no Journal of The Society for Psychical Research queria comprovar a existência de fantasmas, mas os resultados foram frustrantes. 

O técnico em informática da Coventry University, Vic Tandy, sentia um desconforto constantemente enquanto trabalhava em um prédio que era considerado assombrado. Quando ele viu uma sombra pelo canto do olho movendo-se como uma pessoa, Tandy fugiu aterrorizado. Ele voltou no dia seguinte e, como praticava esgrima, levou consigo uma espada que ficou pendurada enquanto ele fazia seu trabalho. Passado pouco tempo, Tandy percebeu que a lâmina da espada vibrava de forma estranha e pensou que isso poderia acontecer devido à existência de sons de baixa frequência no local, ou seja, sons de fantasma. 

Com o auxílio do Dr. Tony Lawrence, ele queria comprovar a existência do que causava esses sons, que atingiam a intensidade máxima em sua mesa de trabalho. Porém, após algumas investigações, eles chegaram à conclusão de que as ondas na lâmina da espada eram causadas por um ventilador que fora recentemente instalado.  Quando o ventilador foi retirado, o som desapareceu. A experiência não teve o resultado que eles esperavam, mas os especialistas em fenômenos sobrenaturais não descartam a possibilidade de existir memória residual em alguns lugares. 

Memórias residuais são vestígios da personalidade de alguém que já esteve ali como espírito, mente, consciência, corpo astral, que continuam ali mesmo após a morte.  Os parapsicólogos acreditam que algumas casas construídas com certos tipos de materiais podem provocar efeitos eletromagnéticos naturais, que podem levar algumas pessoas a terem alucinações.  

E, por não identificarem exatamente o que é o som, elas acreditam que podem ser fantasmas.

[ Perfeito.Guru ] [ Fotos: Reprodução / Perfeito.guru / Imagick / Flickr]