Pessoas com olhos castanhos, verdes ou azuis sempre se perguntaram qual o motivo da cor dos olhos variar de um indivíduo para outro. Mas finalmente, a ciência encontrou a resposta para esta pergunta intrigante.

 

Não há nenhuma dúvida que originalmente, o homem tinha olhos castanhos. Mas há alguns milhares de anos atrás nasceu a primeira pessoa com olhos azuis. Os cientistas acreditam que cada par de olhos azuis no mundo é descendente de um indivíduo na Europa. Cientistas também se perguntaram qual é a origem dos olhos azuis e viram se eles poderiam desvendar o mistério das origens desta característica única, voltando por cerca de 128 gerações.

 

Apesar de voltar a esse ponto ser complicado, os cientistas acham que encontraram onde e quando esta característica originou. Eles pensam que cada par de olhos azuis no mundo descende de um único indivíduo que estava vivendo na Europa há cerca de 6.000/10.000 anos atrás!

ancestral-olhos-azuis_01

Acredita-se que antes dessa época todos os seres humanos tinham olhos castanhos, mas devido ao surgimento do chamado gene OCA2 a quantidade de pigmento produzida no corpo começou a mudar. Esta mutação levou a diferentes tons de marrom e, eventualmente, a outras cores também. 

 

O chamado gene HERC2 é responsável pelos olhos azuis e foi encontrado no corpo de um homem da Idade da Pedra. Os cientistas foram capazes de identificar a origem dos olhos azuis combinando esta informação. E, em 2006, eles descobriram o gene HERC2, que é responsável pelos olhos azuis, em um corpo perfeitamente preservado de um homem da Idade da Pedra, na Espanha.

 

Os testes com o corpo revelaram a presença de genes encontrados em populações africanas, bem como genes encontrados em escandinavos modernos. A partir desta perspectiva acredita-se que a mistura genética única resultou na primeira mutação de olhos azuis. 

 

De acordo com Dr. Carles Lalueza-Fox, do Instituto de Biologia Evolutiva, em Barcelona, este é também o mais antigo espécime conhecidos com este gene. Então, em suma, isso significa que este homem é, possivelmente, o ancestral de todas as pessoas de olhos azuis hoje.

[ Science Dump ] [ Foto: Reprodução / Science Dump ]